Como Melhorar a minha Landing Page em Passos Simples?

Landing Pages

Marketing é uma área em constante crescimento e, por isso, tem sofrido constantes mudanças, obrigando as empresas a adaptar-se.

Neste sentido, tornou-se comum que certas práticas, ferramentas e equipamentos se tornem menos relevantes com o passar do tempo e, por isso, sejam alteradas ou abandonadas.

O que aconteceu com as landing pages?

As landing pages são um exemplo de uma prática de marketing que não foi abandonada, ao invés disso, uma landing page bem criada é atualmente um dos fatores mais importantes para a conversão de leads.

Embora o modelo tradicional em que as landing pages estavam assentes tenha desaparecido, o que ocorreu foi uma mudança na forma como a sua landing page deve ser construída (em termos de design, copywriting, etc).

O que deve fazer?

Existem atualmente, alguns fatores essenciais a que a sua landing page deve atender para que aumente o seu número de leads e converta leads em clientes, tais como: conteúdo interativo e relevante, design apropriado e criativo e a captação de interesse.

Um exemplo de uma tática muito utilizada para a captura de leads consiste em dar uma oferta aos clientes (como por exemplo, um e-book, acesso à newsletter, acesso a mais informação, etc) em troca de informações básicas de contacto (e-mail, por exemplo).

Mais tarde os dados recolhidos podem ser utilizados para entrar em contacto com a pessoa e tentar convertê-la num cliente através do funil de vendas.

Com isto em mente, iremos apresentar-lhe 10 das melhores práticas que pode implementar para que consiga criar uma landing page ideal para o seu negócio e público-alvo e, como tal, aumentar a sua taxa de conversões:

1. Mantenha a/as suas landing pages em conformidade com os objetivos da sua estratégia.
2. Mantenha a sua landing page simples e de fácil compreensão.
3. Dê importância ao título.
4. Certifique-se de que o design é simples, intuitivo e capta a atenção.
5. Coloque imagens nas suas landing pages (aplica-se também para outras páginas do website).
6. Desenvolva escrita cativante.
7. Faça da interatividade uma prioridade.
8. Mantenha a sua landing page atualizada.
9. Mostre aos seus clientes que podem confiar em si.
10. Garanta que a sua página carrega rapidamente.

1. Mantenha as suas landing pages em conformidade com os objetivos da sua estratégia

Antes de tudo, ao implementar uma estratégia digital, é de extrema importância que os seus esforços estejam em sintonia uns com os outros.

Porquê? Bem, porque os consumidores que interagirem com as suas landing pages eventualmente já terão lido o seu conteúdo ou visto o seu design em pelo menos uma das plataformas que utiliza, antes de chegar à sua landing page.

Assim, é obrigatório que a linguagem, tom e design da sua página sejam consistentes com todo o resto da sua imagem de marca.

A sua landing page deve estar adequada ao que os clientes procuram e querem saber.

2. Mantenha a sua landing page simples e de fácil compreensão

A maioria das pessoas que interage com a sua marca não está à procura de uma leitura e explicação extensiva. Procuram apenas informação que satisfaça a sua curiosidade.

Por isso, procure manter as suas landing pages o mais simples possível, para não perderem o seu propósito e interesse.

Peça aos visitantes as suas informações básicas e resista ao impulso de incluir demasiados campos extra.

Deve ainda certificar-se de que o seu website (e consecutivamente, as suas landing pages) está bem otimizado tanto para computadores como para dispositivos móveis.

3. Dê importância ao título

O título de uma landing page, será a primeira e talvez até a única coisa que um visitante lerá.

A qualidade do seu título irá definir se o seu visitante continuará a ler as suas ofertas ou abandonar a sua página.

Se garantir que os visitantes sabem claramente o que poderão obter de si, a partir do momento em que chegam e lêem o título, as probabilidades de engagement tornam-se superiores.

Assim, procure construir um título apelativo, claro, conciso e focado nos benefícios que o seu cliente poderá obter.

4. Certifique-se de que o design é simples, intuitivo e capta a atenção

Na verdade, alguns websites cometem o erro de realizar um design muito pesado e complexo, que deixa os visitantes confusos.

Deve evitar ter um website desorganizado, com cores que não estão de acordo com a marca, com demasiados extras, ou excessivamente estimulante.

O seu design deve ser agradável, bem organizado, claro e concreto.

A sua landing page deve ser fácil de ler e navegar para que proporcione uma experiência positiva aos seus utilizadores.

5. Coloque imagens nas suas landing pages (aplica-se também para outras páginas do website)

Provavelmente já reparou que qualquer página de um website que não coloque imagens, se torna mais “vazia”, menos credível, mais aborrecida e retém pouco a sua atenção.

Esses sentimentos são também experienciados pela sua audiência.

Por isso, deve colocar pelo menos uma imagem nas suas páginas, incluindo nas suas landing pages (dada a sua importância). Deve escolher uma imagem, gráfico, gif, vídeo, etc, que seja relevante para o seu conteúdo e para os seus visitantes.

Depois, teste algumas opções e escolha aquela que melhor apela às emoções do seu público. Procure mostrar-lhes como poderão vir a sentir-se e quais os benefícios de darem uma oportunidade ao seu serviço ou produto.

6. Desenvolva escrita cativante

Após captar a atenção do seu visitante, através de um título e design bons e atrativos, o próximo passo é manter a sua atenção.

Desta forma, o corpo do seu texto não deve ser aborrecido ou pouco relevante. Deve antes ser informativo, relevante, interessante, dinâmico, conciso e esclarecedor.

Lembre-se que o objetivo é fornecer a informação que prometeu aos seus clientes através dos canais que o levaram à sua landing page e conduzi-los a realizar ações específicas (que mudam de acordo com os seus próprios objetivos).

7. Faça da interatividade uma prioridade

Nos dias de hoje, é preciso mais do que um copy e design bem realizados para conseguir manter uma audiência que está cada vez mais impaciente, interessada nas suas ofertas.

As pessoas estão cada vez mais à procura de algo novo e divertido, fazendo da interatividade cada vez mais importante.

Portanto, procure arranjar maneiras de criar landing pages criativas e interativas que não só captem mas mantenham os seus visitantes interessados e a interagir com a sua marca.

Ao fazê-lo, aumenta as probabilidades de cliques nos seus call to action (CTA) e de se lembrarem de si e do seu conteúdo.

8. Mantenha a sua landing page atualizada

Manter as suas páginas web atualizadas, incluindo as suas landing pages, é extremamente importante tanto para os seus visitantes como para o Google (SEO).

Se se mantiver atento às mudanças digitais, não precisa de alterar muitos aspetos para que tenha sucesso.

No entanto, é importante que atualize os elementos principais das suas páginas, tais como call to action (CTA), conteúdos, cores, gráficos e imagens, de acordo com as novas tendências e com as mudanças nos algoritmos.

9. Mostre aos seus clientes que podem confiar em si

Atualmente, os consumidores têm cada vez mais escolhas que permitem resolver os seus problemas e estão cada vez mais desconfiados, críticos e discriminatórios.

Por conseguinte, nota-se que é mais difícil ter clientes que confiam em si e que vejam o seu negócio como a solução para satisfazer as suas necessidades, do que em qualquer outra altura.

Os seus visitantes não lhe vão fornecer as suas informações (contacto, pagamento, etc) sem primeiro perceberem se podem e se vale a pena confiar em si!

Assim sendo, o seu conteúdo deve ser verdadeiro e a sua empresa deve conseguir corresponder às expectativas que dá aos seus visitantes.

Ainda para mais, uma das maiores tendências atuais é a pesquisa por feedback de outros clientes que já usufruíram dos seus produtos ou serviços.

Por isso, se tiver feedback positivo e testemunhos de clientes que estão satisfeitos com o seu negócio, coloque-os no seu website, num local visível.

Ao fazê-lo, os seus clientes terão uma espécie de “prova” de que os seus serviços são bons e valem a pena.

10. Garanta que a sua página carrega rapidamente

Por último, precisa de garantir que a sua landing page não é demasiado lenta.

Como foi referido, a paciência e o tempo de atenção da população é cada vez mais reduzido.

Logo, de acordo com o Google, as empresas devem procurar conseguir que as suas páginas carreguem em 2 segundos ou menos. Se assim não for, a sua taxa de rejeição tem uma grande probabilidade de subir.

Para terminar, é importante referir que deve ter especial cuidado com ficheiros demasiado grandes, grandes quantidades de imagens e demasiado conteúdo, já que pode tornar a sua página mais lenta e fazê-lo perder clientes.

Criar landing pages que cativam os visitantes, geram leads, e transformam os seus leads em clientes não é uma tarefa fácil, uma vez que requer diversas competências teóricas e muita prática.

Esperemos que com a leitura deste artigo, tenha conseguido entender melhor algumas das práticas que pode utilizar nas suas landing pages para conseguir obter melhores resultados.

É novo neste assunto e precisa de poupar o seu tempo? Tratamos de tudo por si!

Contacte a Mixlife.