Porque é Importante que a sua Empresa Tenha um Website?

Website

Nos dias de hoje, independentemente da sua área de atividade, a presença online tem um grande impacto no sucesso do seu negócio.

Criar e manter uma forte presença online, particularmente um website, é um fator determinante para a geração de leads, clientes e receitas.

Sim, algumas empresas hesitam aquando da construção de um website, o que pode estar relacionado com um dos seguintes fatores:

– Não acreditam que um website poderá levar ao sucesso do seu negócio.
– Preocupam-se com o preço da criação e manutenção do website.
– Percebem não ter conhecimentos suficientes para a criação e manutenção de websites.

Dada a importância deste assunto, apresentamos-lhe algumas das razões mais importantes pelas quais deverá considerar apostar na construção de um bom website.

1. Criação de brand awareness

Antes de tudo, dar o seu negócio a conhecer ao seu público-alvo é um dos fatores mais importantes a ter em mente.

Uma das vantagens mais claras de um website é a facilidade com que proporciona as mais diversas informações (pertinentes) aos clientes e potenciais clientes, tais como:

– Mostrar claramente quem é, quais são os seus objetivos, o que oferece e porquê

Um exemplo de uma prática muito utilizada por empresas é a definição da sua missão, visão, objetivos e valores, geralmente na página “sobre”.

Desta forma, estará a dar-se a conhecer aos seus clientes, aumentar a probabilidade de se identificarem com a sua marca e de comprarem os produtos ou serviços que oferece.

– Realizar anúncios e proporcionar diversos updates (tais como relativos a alterações ou à existência de novos produtos ou serviços)

O seu website estará acessível 24/7, por isso, não é difícil manter os seus clientes atualizados através de anúncios e updates.

Quando anuncia algo novo online que os clientes considerem relevante, maiores são as probabilidades de vender o que pretende.

Mas, se não tiver um website torna-se mais complicado.

Uma loja física só conseguirá ter visibilidade numa área limitada e as pessoas não terão onde encontrar informação confiável e de qualidade sobre o seu negócio e os seus produtos ou serviços de forma rápida e fácil. Assim, poderá vir a ficar atrás dos concorrentes que possuem um website.

Por outro lado, se tiver um website o seu alcance e visibilidade não têm limites. Qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo, pode interagir com a sua marca.

2. Aumento da sua credibilidade e da confiança dos clientes em si

Ter um website é uma ótima oportunidade para construir uma boa primeira impressão do seu negócio na mente dos consumidores e dar às pessoas a garantia de que é uma empresa credível e na qual podem confiar.

Muito provavelmente existem outras empresas no mercado a oferecer produtos ou serviços idênticos, ou que poderão substituir os seus.

Posto isto, uma maneira de combater esta dificuldade prende-se na construção de um bom website que faça com que os seus potenciais clientes queiram continuar a navegar dentro dele e a descobrir mais sobre si e o seu negócio (pequenas dicas: construir um website simples, intuitivo, criativo e com design e copy bem realizados).

Se não tiver um website, os consumidores podem começar a questionar a credibilidade e qualidade da sua empresa e escolher fazer negócio com uma empresa que esteja mais presente para eles e lhes satisfaça necessidades idênticas de forma mais cómoda e rápida.

3. Marketing digital

Se está por dentro das tendências atuais, sabe que o marketing digital está no topo, para quem pretende aumentar o número de leads e impulsionar o seu negócio.

Acima de tudo, um dos principais objetivos do marketing digital é aumentar o tráfego do seu website e das suas landing pages.

Nesse sentido, caso pretenda realizar estratégias de marketing digital para atrair mais clientes e melhorar o seu ROI, ter um website é essencial!

Pior ainda, se optar por não realizar estratégias de marketing digital na sua empresa, é muito provável que seja ultrapassado pela concorrência.

Se acha que precisa de ajuda para construir a sua estratégia digital, uma agência digital com recursos e experiência, pode ajudá-lo a criar e executar o seu plano de marketing.

4. Possibilidade de criação de tráfego orgânico (não precisa obrigatoriamente de anúncios pagos)

A partir do momento em que entra no mundo online, tem que ter atenção ao SEO.

SEO significa “Search Engine Optimization” ou “Otimização para motores de busca” e, resumidamente, corresponde a um conjunto de estratégias e técnicas de otimização de websites, blogs e páginas na web.

Acima de tudo, o objetivo do SEO passa por melhorar o seu posicionamento nos motores de busca, essencialmente no Google (por ser o motor de busca mais utilizado mundialmente), organicamente.

Usando o Google como exemplo: quando as pessoas estão à procura de um produto ou serviço online, com um bom SEO tem a hipótese de o seu website aparecer nos primeiros / principais resultados, levando a que mais pessoas abram o seu site.

Isto, por sua vez trará a oportunidade de aumentar as suas leads e a sua base de clientes.

5. Geração de leads

Assim que as pessoas o encontrarem online, caso se interessem pelos seus produtos ou serviços, poderão entrar em contacto consigo, através das informações que deixou no seu website.

Então, torna-se mais fácil alcançar leads ou potenciais clientes , basta que esteja atento ao e-mail, telemóvel, redes sociais ou outro local de contacto que colocou no seu website. Conseguirá oportunidades de negócio novas e poderá aumentar as suas vendas.

6. Melhoria do serviço ao cliente, da sua UX (experiência de cliente) e poupança de tempo

Algumas empresas recebem chamadas diárias de potenciais clientes ou até mesmo de clientes já existentes a fazer perguntas simples tais como sobre a localização, horário de funcionamento e diversas pequenas questões relacionadas com os produtos ou serviços oferecidos pela empresa.

Caso não consiga atender alguma chamada, tem uma grande probabilidade de o consumidor ficar insatisfeito ou até de procurar outra empresa.

Ainda para mais, um grande número de chamadas pode distraí-lo de outras atividades importantes para o seu negócio que merecem atenção e ocupam o seu tempo.

Por outro lado, com a construção de um website evita estas e outras situações idênticas, melhorando a satisfação geral dos seus clientes e aumentando a sua produtividade.

Ter um website que forneça informações importantes sobre o seu negócio e responda a algumas das questões dos seus visitantes, mesmo que indiretamente, ajudará a melhorar a UX (experiência do cliente).

Assim, aumentará as chances de conversão dos seus visitantes em leads e clientes, poupará o seu tempo e o dos seus clientes, e ao mesmo tempo melhorará o seu serviço e experiência do cliente.

7. Redução de custos

Uma loja física exige um investimento muito superior ao necessário para começar um website.

Ou seja, para além de essenciais para qualquer tipo de negócio, os websites são uma solução económica.

Pode construir um website por si mesmo ou deixar essa tarefa para uma agência especializada nesse assunto e em softwares, como o WordPress, por exemplo.

No primeiro caso, os seus custos serão o mais baixo possível mas irá gastar tempo precioso não só a estudar como construir e manter um website constantemente atualizado mas também a realizar efetivamente essas tarefas, algo que irá demorar ainda mais tempo e poderá não ficar ideal para o seu negócio, clientes e motores de busca!

Se, por outro lado, deixar essa tarefa para profissionais, irá conseguir poupar o seu tempo e construir um website adequado às necessidades dos seus clientes e de acordo com o que pretende.

Está à procura de uma agência que o ajude a atingir os seus objetivos digitais?

Contacte a Mixlife.