Conheça os Benefícios da Gestão de Redes Sociais Eficaz

Qual é a importância das redes sociais?

Para empresas de qualquer tamanho e área de atividade, estar presente nas redes sociais é tão importante que se torna obrigatório.

A grande maioria dos seus clientes espera encontrar a sua empresa nas redes sociais e é muito importante que os conteúdos que partilha sejam relevantes para o seu público-alvo.

De acordo com a “GlobeNewswire” 90% dos consumidores fazem compras com empresas que seguem nas redes sociais e de acordo com a “SproutSocial” 55% dos consumidores descobrem e aprendem mais sobre marcas ou empresas através destas redes!

Porque é que as empresas precisam de estabelecer presença nas redes sociais?

Quando comparadas com meios de comunicação tradicionais, tais como a rádio e a televisão, as redes sociais possuem inúmeras vantagens positivas que as diferenciam. Vejam-se alguns exemplos:

1. Crescimento mais rápido, eficaz e eficiente

As redes sociais permitem controlar mais facilmente o crescimento do seu negócio e segmentar a sua publicidade diretamente para os clientes ou potenciais clientes que têm maior probabilidade de responder e interagir com a publicação.

À medida que a sua audiência cresce, conseguirá continuar a manter um contacto e uma relação mais autêntica com os seus clientes, bem como analisar mais facilmente diversas métricas importantes para o crescimento do seu negócio.

2. Feedback direto e mais rápido

Imagine que está a planear uma campanha de marketing para a sua empresa.

Com as redes sociais irá obter insights rapidamente e poderá escolher mais rápida e facilmente a audiência ideal a ser alcançada pelos seus conteúdos.

Pode ainda optar por realizar testes A/B para comparar a eficácia das suas campanhas.

De seguida, pode analisar a performance de cada campanha e optar por se manter com aquela que obteve os melhores resultados. Assim, a sua comunicação torna-se mais eficiente e eficaz.

3. Não precisa de pagar para se fazer notar

Pegando no exemplo da televisão ou rádio, para dar visibilidade à sua marca através de anúncios, teria de pagar um custo.

Nas redes sociais não precisa de pagar para se registar, criar e publicar os seus conteúdos (a não ser que pretenda realizar anúncios pagos), e terá a possibilidade de aplicar uma grande quantidade de estratégias que produzem resultados orgânicos.

4. Construção de uma audiência

Com as redes sociais, seja através de esforços de marketing orgânicos ou pagos, poderá construir, interagir, saber e conhecer melhor a sua audiência/público-alvo.

Assim, torna-se mais fácil criar conteúdos que o seu público irá gostar e perceber como interessantes e relevantes.

Ao criar constantemente conteúdos adequados, irá manter a sua marca na mente dos seus clientes levando a um maior engagement e, consequentemente, a mais vendas e lucro.

Outro aspecto relevante é que, por vezes, a sua audiência começa a promover o seu próprio negócio por si.

Por exemplo: se for uma empresa de vestuário, o seu público pode começar a publicar fotografias com roupas da sua loja.

Este é apenas um exemplo, o importante é que, com as redes sociais não só se mantém mais próximo dos seus clientes como estes se mantêm mais perto de si.

5. Possibilidade de alcançar uma maior audiência

Nas redes sociais para além de conseguir segmentar a sua audiência mais eficazmente, tem ainda a possibilidade de interagir com uma maior quantidade de utilizadores por todo o mundo, algo que se torna complicado através dos media tradicionais.

No fundo, as redes sociais têm o potencial de melhorar o conhecimento da sua marca, direcionar e aumentar o tráfego do seu site, empresa, de outras redes sociais e de gerar leads e clientes.

Com tempo, esforço e o conhecimento necessário, as oportunidades nas redes sociais são infinitas!

Uma boa gestão das redes sociais trará inúmeros benefícios para o seu negócio.

Para concluir, agora que entende algumas das vantagens que as redes sociais podem trazer para o seu negócio, mostramos-lhe algumas razões e benefícios de terceirizar a sua gestão.

Porquê contratar uma agência digital?

1. Uma agência digital tem profissionais e especialistas qualificados

O marketing nas redes sociais é complexo, sendo preciso gastar muito tempo e testar inúmeras estratégias até que o compreenda verdadeiramente.

Ainda para mais, as redes sociais estão em constante mudança, o que significa que o que funciona num dia pode não funcionar no dia seguinte.

Isto é, seja por mudanças nos algoritmos, alterações no comportamento dos utilizadores, popularidade de novas plataformas, novas tendências ou ferramentas, há muito para acompanhar no mundo das redes sociais.

As agências têm profissionais que asseguram os conhecimentos e competências necessárias e que se mantêm em cima do acontecimento, procurando adaptar-se às mudanças adequadamente.

2.Uma agência digital tem os recursos necessários e adequados

Não necessitará de comprar serviços de software, plataformas digitais ou outro tipo de ferramentas e recursos. Uma agência digital já terá tudo o que é necessário para o apoiar e impulsionar o seu negócio digitalmente.

Por outro lado, ao contratar uma agência digital estará também a obter várias informações que a agência ganhou através da sua própria experiência, ao longo de toda a sua atividade a trabalhar com diversas empresas, nesse ramo específico.

3. Poupará grande parte do seu tempo

A elaboração de uma estratégia rentável para as redes sociais e a consequente gestão das mesmas para manter a consistência da estratégia, requer um grande investimento em tempo.

Por outro lado, se contratar uma agência digital, não terá de se preocupar com o tempo e esforço necessários para criar as estratégias adequadas, encontrar as plataformas ideais, planear e criar conteúdos, gerir e manter-se constantemente atualizado.

Além disso, pode ficar descansado, sabendo que uma equipa de profissionais está a assegurar que mantém a imagem ideal para o seu público-alvo, sem que tenha de ocupar grande parte do seu tempo.

4. Poupará dinheiro a longo prazo

Como foi referido, as redes sociais são uma maneira rentável de atingir o seu público-alvo.

Assim sendo, assegurar a sua boa gestão, irá permitir que os seus lucros subam, sem que tenha que gastar tanto como gastaria através de outros canais, como, por exemplo, os de marketing tradicional.

O seu orçamento será investido na gestão da sua presença nas redes sociais e, caso seja possível e relevante, em publicidade dentro das próprias redes sociais.

Uma agência digital procurará aumentar o ROI que obtém das redes sociais e ajuda-lo-á a alcançar o sucesso mais facilmente.

5. Atingirá os seus objetivos mais facilmente

As agências digitais procuram cooperar para que a sua estratégia esteja orientada para obter os melhores resultados, já que é do interesse de ambas as partes manter os seus clientes satisfeitos.

Nesse sentido, quando estabelecer e comunicar os seus objetivos, as agências irão definir as estratégias mais adequadas para os alcançar, através de uma equipa com conhecimentos (know how) e uso de programas, ferramentas e métricas apropriadas.

Assim, irá ainda manter-se informado das principais métricas que mostram se o seu negócio, particularmente a sua presença nas redes sociais, está a evoluir como pretende ou se precisa de realizar algumas alterações.

Ficou interessado? Contacte a Mixlife.

Vamos trabalhar Juntos!

Temos paixão pela inovação, ideias brilhantes e por projectos que nos envolvam numa bela experiência.

PEÇA-NOS UM ORÇAMENTO SEM COMPROMISSO.

CONTACTOS:

email: [email protected]

Social Links