E-commerce: Saiba a Importância e os Benefícios da Criação de Lojas Online

Lojas Online

O que são o e-commerce e as lojas online?

O termo “e-commerce” ou “comércio eletrónico” refere-se a todos os aspectos relativos ao funcionamento de um negócio online.

Por sua vez, o termo “lojas online” refere-se a uma forma de comércio eletrónico existente que permite aos consumidores comprar bens ou serviços diretamente, utilizando um website ou uma app do telemóvel.

Atualmente, cada vez mais pessoas procuram e pretendem ver e comprar produtos e serviços online.

Como é que o comércio eletrónico evoluiu?

Os clientes abraçaram a ideia das compras online durante a última década. De facto, estudos verificam que os consumidores gastaram cerca de $861,12 mil milhões, apenas nos Estados Unidos, em 2020; valor que aumentou 44% em relação a 2019!

A pandemia provocada pelo COVID-19 e todas as mudanças associadas, vieram impulsionar ainda mais o crescimento do comércio eletrónico e das lojas online e alterar o padrão de comportamento dos consumidores.

Atualmente, acredita-se que as empresas (qualquer que seja a sua dimensão) têm muito pouco a perder e muito a ganhar com a criação de lojas online.

Aliás, este tipo de negócio, para além de permitir que as empresas (pequenas, médias ou grandes) sirvam melhor os seus clientes, por lhes facilitar as compras, permite encontrar novas audiências que poderiam nunca vir a entrar no seu espaço físico.

Neste pequeno artigo, apresentamos-lhe algumas das principais razões pelas quais deve optar pela criação e manutenção de uma loja online.

Quais são os benefícios da criação, gestão e manutenção de lojas online?

1. Maior alcance do que o comércio físico

A realização de e-commerce permite expandir os seus negócios para um maior número pessoas e de locais, seja do país em que se encontra ou de qualquer outra parte do mundo.

Por isso, ganha mais oportunidades para interagir com os seus clientes e com potenciais clientes, muitos dos quais poderia nunca vir a ter a oportunidade de interagir através do comércio físico.

Mais ainda com o auxílio das redes sociais, que permitem não só ajudar os clientes a entender quem é e o que tem para lhes oferecer, mas também lhes permite interagir consigo, melhorando o seu posicionamento online.

Como consequência, a sua base de clientes, potenciais respostas e consequentes vendas são superiores.

2. Maior facilidade em observar o funil de vendas e a jornada de compra dos seus clientes

É praticamente impossível rastrear com que frequência é que um cliente vem a uma loja física para analisar os seus produtos ou serviços, antes de tomar uma decisão de compra.

Por outro lado, uma loja online permite que verifique diversas ações realizadas pelos clientes. Um exemplo é o número de cliques que fazem e onde.

Assim, ficará com informações valiosas sobre o processo de compra dos seus visitantes e terá mais oportunidades de interagir com os mesmos (por exemplo, com e-mail marketing para potenciais clientes).

3. Vendas a qualquer altura (24 horas por dia)

As lojas online permitem que os seus clientes naveguem, encontrem os produtos ou serviços que procuram e façam compras em qualquer altura do dia, algo que não acontece com lojas físicas.

Então, esta grande diferença permite que ofereça aos seus clientes outros benefícios que irão ajudar o seu negócio a ter sucesso, tais como: comodidade, disponibilidade e maior facilidade de procura e compra no geral.

Veja só, os seus clientes poderão estar a encontrar, analisar e comprar os seus produtos ou serviços mesmo nas alturas em que não está a trabalhar!

Assim, criar uma loja online trará benefícios tanto para os seus clientes como para si.

4. Alcançar o público mais jovem

Se um dos objetivos do seu negócio se prende com encontrar e cativar uma audiência jovem a comprar os seus produtos ou serviços, é indispensável que tenha uma loja online.

Para termos de comparação:
Estima-se que cerca de ⅔ dos consumidores com idades superiores a 55 anos estão habituados a visitar lojas físicas para pesquisar por produtos ou serviços.
Por outro lado, 65% dos consumidores com idade igual ou inferior a 40 anos (Millennials e Gen Z) estão cada vez menos habituados a visitar lojas físicas e, ao invés, utilizam a internet para estes propósitos.

Ainda para mais, cerca de 75% dos Millennials e Gen Z utilizam mais do que um canal digital na sua jornada de compra. Isto significa que, para além do seu website, irão ainda recorrer a redes sociais, influencers, ratings do seu serviço, entre outros.

No entanto, embora a pesquisa seja geralmente realizada online, muitos continuam a comprar efetivamente em lojas físicas.

O que se conclui?

Com a leitura deste pequeno artigo já deve ter uma ideia melhor da necessidade eminente não só de criar mas também de manter a sua presença online o mais consistente e eficaz possível.

Contudo, apesar da sua importância, sabe-se que não basta ter uma loja online.

De forma a manter o seu público satisfeito, deve utilizar e interligar diversos canais para comunicar os seus serviços.

Assim, a estratégia passa pela omnicanalidade, definida como uma estratégia que lhe permite entregar uma experiência simultânea, interligada e consistente em todos os seus canais online e offline.

Na Mixlife, temos profissionais especialistas na criação de lojas online e todos os assuntos relacionados com a sua presença digital.

O nosso objetivo é ajudá-lo a transformar as suas dificuldades em oportunidades para impulsionar o seu negócio!

Entre em contacto com a Mixlife.

Entretanto, se quiser descobrir algumas das práticas que pode aplicar para que tenha sucesso com a sua loja online leia o nosso artigo “Como iniciar com sucesso um Negócio Online”.