Como iniciar com sucesso um Negócio Online

Existe uma sequência de passos a seguir que garantem o sucesso do seu negócio online. Milhares de pessoas já conseguiram iniciar e desenvolver com sucesso os seus projetos online ao seguir os seguintes passos:

  1. Encontre uma necessidade do mercado e satisfaça-a.
  2. Crie conteúdo criativo e apelativo.
  3. Elabore e construa um website simples e fácil de usar.
  4. Use os motores de pesquisa para conduzir mais tráfego ao seu website.
  5. Mostre que é um perito na área.
  6. Acompanhe os seus clientes e subscritores através de emails.
  7. Aumente o seu lucro através de estratégias pré e pós venda.

Qualquer pessoa, desde os novatos até aos empresários mais experientes no mundo online, podem beneficiar deste processo, de aprender como começar um negócio online.

Passo 1: Encontre uma necessidade do mercado e satisfaça-a.

A maioria das pessoas que estão a iniciar o seu projeto, cometem o erro de procurar primeiro o produto e só depois o mercado.

Para aumentar as suas probabilidades de ter sucesso, comece pelo mercado. O truque é encontrar um grupo de pessoas que estão à procura de uma solução para um problema especifico, mas que não encontram resultados. O aparecimento da internet veio facilitar esse processo de análise de mercado:

  • Visite fóruns online e veja o que as pessoas procuram e que problemas estão a tentar resolver.
  • Encontre as palavras-chave que a maioria das pessoas estão a pesquisar, mas dê ênfase àquelas que têm pouca concorrência.
  • Visite os websites dos seus potenciais concorrentes e tome nota aquilo que fazem para satisfazer as necessidades dos seus clientes. Após este processo, poderá por em prática tudo aquilo que aprendeu e criar um produto para o mercado existente – e faça-o melhor que a sua concorrência.

Passo 2: Crie conteúdo criativo e apelativo.

Há uma fórmula comprovada de criação de conteúdo que leva os seus visitantes através do processo de venda, desde que eles chegam até ao momento em que fazem uma compra:

  1. Suscite o  interesse do cliente através de um título cativante.
  2. Descreva o problema que o seu produto resolve.
  3. Estabeleça a sua credibilidade de ser a solução para esse problema.
  4. Adicione testemunhos de pessoas que já usaram o seu produto.
  5. Fale sobre o seu produto e os benefícios que traz a quem o usa.
  6. Faça uma oferta.
  7. Ofereça uma garantia forte.
  8. Crie urgência
  9. Proponha a compra.

Durante este processo, é essencial focar nos benefícios do seu produto ou serviço e que a sua compra pode melhorar a vida dos seus consumidores. Ponha se no lugar dos seus clientes e pergunte “O que vou beneficiar com isto?”

Passo 3: Elabore e construa um website simples e fácil de usar.

Agora que já tem o seu mercado e o seu produto definido e já domina o processo de venda, está preparado para desenvolver o design do seu negócio. Lembre-se de manter as coisas simples pois tem menos de cinco segundos para captar a atenção das pessoas—caso contrário poderá perder potenciais clientes. Há algumas dicas a ter em conta:

  • Escolha um ou dois tipos de letra simples num fundo branco.
  • Torne a navegação do seu website simples e clara.
  • Apenas use gráficos, áudio ou vídeo se estes realçarem a sua mensagem.
  • Inclua um campo de preenchimento de dados para que possa recolher endereços de email.
  • Torne fácil o processo de compra—no máximo de dois cliques entre o potencial cliente e o checkout.
  • O seu website será a sua loja online, por isso torne a sua navegação amigável.

Passo 4: Use os motores de pesquisa para conduzir mais tráfego ao seu website.

Os anúncios pagos por clique são a forma mais fácil de gerar tráfego num website recente. Existem duas grandes vantagens em comparação com a obtenção de tráfego de uma forma orgânica. Primeiro, os anúncios pagos por clique aparecem imediatamente na página de resultados e permitem testar diferentes palavras-chaves, títulos, preços e técnicas de venda. Não só consegue gerar tráfego imediato, mas também pode utilizar estes anúncios para descobrir as suas melhores palavras-chaves e com mais conversão para poder distribuir essas mesmas palavras-chaves pelo seu website, o que vai consequentemente ajudar no ranking dos resultados de pesquisa orgânica.

Passo 5: Mostre que é um perito na área.

As pessoas usam a internet para procurar informação, portanto tem que fornecer essa mesma informação gratuitamente para os outros websites e irá ver mais tráfego no seu website e melhores rankings nos motores de pesquisa. O segredo é incluir sempre o link do seu website por cada bocado de informação que fornece.

  • Ofereça gratuitamente conteúdo profissional. Crie artigos, vídeos ou qualquer outro tipo de conteúdo que as pessoas vão achar útil. Distribua esse conteúdo através de diretórios de artigos online ou através da redes sociais
  • Inclua links do género “enviar a um amigo” no conteúdo de maior valor no seu website.
  • Torne se um perito ativo nos fóruns e  websites de social networking em que o seu público alvo frequenta.

Com isto, também irá conseguir obter novos leitores, mas melhor que isso, todos os websites que publicarem o seu conteúdo irão redirecionar de volta para o seu. Os motores de pesquisa valorizam links de websites relevantes e isso reflete-se nos seus rankings.

Passo 6: Use o poder do email marketing para transformar simples visitantes em clientes.

Ao criar um campo de preenchimento de dados, está a criar um dos ativos mais valiosos do seu negócio online. Se os seus clientes e subscritores o decidirem preencher, estão a dar lhe permissão para lhes enviar emails. Isto significa que:

  • Oferece aos seus clientes e subscritores algo que pediram.
  • Desenvolve uma relação duradoura com eles.
  • A resposta é 100% mensurável.
  • O email marketing tem um custo muito menor e é muito mais eficaz do que imprimido, na TV ou na rádio pois é altamente segmentado.

Passo 7: Aumente o seu lucro através de estratégias pré e pós venda.

Uma das estratégias mais importantes no marketing digital é obter o compromisso duradouro dos seus clientes e subscritores. Pelo menos 36% das pessoas que já compraram algum produto ou serviço seu, irão voltar a fazê-lo se os acompanhar.

A parte mais difícil será, sem dúvida, fechar a sua primeira venda, além de que será também a mais cara. Utilize técnicas de pré-venda e pós-venda para fazer com que os seus clientes voltem a comprar o seu produto ou serviço.

Algumas dessas técnicas são, por exemplo:

  • Oferecer produtos que complementam a sua compra inicial.
  • Enviar cupões digitais que poderão ser usados nas compras seguintes.
  • Oferecer produtos relacionados na sua pagina de “Obrigada”, depois de ter realizado a compra.

Deve premiar os seus clientes pela sua lealdade e verá que irão voltar ainda mais leais.

A internet está em constante mudança, ao ponto que um ano online equivale a cinco anos no mundo real. Mas os princípios de como iniciar e desenvolver um negócio online com sucesso mantêm se inalteráveis.

Se pretender lançar o seu projeto no mundo online ou então melhorar as suas estratégias atuais, estes passos irão ajudá-lo a chegar com sucesso ao seu objetivo.

Se estiver a procurar de uma equipa professional para o ajudar a desenvolver estratégias para o seu negócio online, contacte a Mixlife.

Vamos trabalhar Juntos!

Temos paixão pela inovação, ideias brilhantes e por projectos que nos envolvam numa bela experiência.

PEÇA-NOS UM ORÇAMENTO SEM COMPROMISSO.

CONTACTOS:

email: [email protected]

Social Links