Para o ajudar a encontrar a melhor plataforma para e-commerce para a sua empresa, não podemos deixar de comparar o WooCommerce e o Shopify, duas das plataformas mais populares disponíveis no mercado.
O que precisa de saber primeiro?
A grande diferença entre o WooCommerce e o Shopify é que o Shopify é uma solução de comércio eletrónico que elimina as complicações e os aspetos técnicos e substitui por ferramentas fáceis de usar.
O WooCommerce, por outro lado, é um software de código aberto e auto-hospedado para comércio eletrónico, útil se estiver à procura de mais opções de personalização. Um poderoso plugin para WordPress. Isto significa que pode entrar no código e aceder a várias partes da sua loja, o que lhe dá liberdade, mas lembrando que precisa de saber como lidar com a parte técnica do website e mantê-lo seguro.
WooCommerce e Shopify: O que têm em comum?
Ambos são uma excelente escolha para criar e gerir a sua loja online. Eles têm muitos pontos em comum. Vamos compará-los e descobrir como se comportam.
- Fácil de usar: Não precisa de ser um especialista para utilizar qualquer um dos dois. Ambos têm formas simples e intuitivas de trabalhar que lhe permitem criar e personalizar a sua loja.
- Segurança: Pode confiar em ambos para mantar a sua loja e clientes seguros. Ambos utilizam a encriptação SSL para proteger os seus dados e transações e ambos seguem as normas PCI DSS para garantir o processamento de pagamentos seguro e protegido. Pode integrar-se em serviços e ferramentas de segurança de terceiros, como Sucuri, Cloudflare, ou Jetpack, para aumentar a segurança e o desempenho do website.
- Escalabilidade: Pode fazer crescer a sua loja com o WooCommerce e Shopify. Ambos conseguem lidar com grandes volumes de tráfego e vendas, e oferecem vários planos e opções para atender às necessidades e ao orçamento da sua empresa. Também pode alterar o seu plano em qualquer altura e pode adicionar ou remover características e funcionalidades à medida que a sua empresa cresce.
- Suporte: Pode obter ajuda do WooCommerce e do Shopify sempre que precisar. Ambos têm equipas de suporte dedicadas, disponíveis 24/7 via telefone, email ou chat. Além disso, ambas dispõem de uma vasta documentação, tutoriais, guias e comunidades onde pode encontrar respostas às suas perguntas e aprender com outros utilizadores e especialistas.
Fácil de usar: O Shopify é mais fácil de desenvolver e trabalhar do que o WooComerce?
A curva de aprendizagem do WooCommerce é um pouco mais acentuada do que no Shopify. O Shopify pode ser instalado com poucos cliques e alguns minutos depois de ter inserido o nome e os dados básicos.
É claro que em ambos terá de despender algum do seu tempo na personalização e preenchimento de conteúdos na loja online.
Shopify: Uma solução rápida e fácil
Recomendamos o Shopify para utilizadores que não tenham programadores do Shopify. Depois de conhecer o desenvolvimento do Shopify, não terá problemas em alterar as configurações, adicionar novos produtos ou corrigir problemas menores.
Outro aspecto crucial é que o Shopify é uma plataforma auto-hospedada, por isso não tem de se preocupar com a parte técnica da loja, como o domínio, alojamento, backups, ou certificados SSL- tudo isto faz parte do pacote. Não precisa de instalar nenhum software adicional.
WooCommerce: Uma abordagem simples de DIY
Com o WooCommerce, se não tiver um fornecedor de alojamento, tem de tratar de tudo sozinho e construir toda a loja de raíz, ou escolher um fornecedor de alojamento. Isto dá-lhe maior liberdade criativa.
Conclusão: O Shopify ganha como mais fácil de usar
Pode configurar a sua loja online Shopify em apenas um dia e não tem de se preocupar com a parte técnica, pelo que é mais fácil utilizá-la, especialmente para um comerciante sem conhecimentos técnicos.
Personalização e temas para WooCommerce e Shopify
No que diz respeito a temas e possibilidades de personalização, ambas as plataformas têm muito para oferecer.
Os temas Shopify dão boa aparência à sua loja
Os temas do Shopify são um dos pontos mais relevantes na venda da plataforma, proporcionando uma experiência de utilizador personalizada quando se trata de conceber o website do Shopify.
O Shopify tem 10 temas grátis e 64 pagos disponíveis na loja de temas do Shopify.
A qualidade visual é excelente. Todos os temas foram concebidos para o Shopify por profissionais externos e criados especialmente para fins de e-commerce.
O único problema que pode ocorrer é que a sua loja pode parecer semelhante a outra se não personalizar o tema- pode fazer alterações básicas mesmo sem conhecimento técnico, ou pode pedir a um programador para fazer modificações mais profundas.
Como os temas WooCommerce lhe dão maior controlo
O WooCommerce é muito flexível no aspeto do design- pode personalizar quase tudo e alargar a funcionalidade graças a quase 60 mil plugins de sites WordPress. Neste caso, o céu é o limite.
Por outro lado, os temas disponíveis na loja do WooCommerce podem não ser tão apelativos visualmente como os do Shopify, embora seja possível encontrar temas do WooCommerce concebidos especialmente para esta plataforma de e-commerce.
Resumindo, é provável que tenha de se esforçar mais para ajustar o tema às suas necessidades. Também pode fazer alterações de layout mais personalizadas se contratar programadores para o fazer.
Qual das plataformas tem melhor temas e opções de personalização?
Com o Shopify, tem acesso direto a vários temas que vendem, mas o WooCommerce tem uma escolha alargada e maior liberdade.
Escalabilidade, flexibilidade e planos de atualização- como diferem no Shopify e WooCommerce?
Este é um aspecto muito importante para proprietários de empresas que esperam que as suas lojas cresçam no futuro.
Shopify: poucas opções, mas de alta qualidade
Com o Shopify, quando o seu negócio cresce, pode mudar para um plano superior, mas isso limita-o a apenas algumas opções.
No entanto, existe também uma opção Shopify Plus para e-commerce realmente grandes e que cobre todas as necessidades de uma loja em crescimento, mantendo ao mesmo tempo todas as funcionalidades dos planos padrão.
WooCommerce: Muito controlo, mas mais esforço
WooCommerce, por outro lado, é escalável por natureza, mas é necessário um fornecedor de alojamento muito potente e provavelmente dispendioso. No entanto, tem o controlo total dos recursos específicos que pretende atualizar.
Shopify vs WooCommerce: Qual é mais escalável?
Com ambas as plataformas, consegue escalar a sua loja sem problemas, mas a filosofia é ligeiramente diferente.
Performance, rapidez e experiência do utilizador- que plataforma é mais rápida?
Um website com bom desempenho e velocidade significa uma melhor experiência do utilizador, o que se traduz num maior volume de vendas.
Shopify: Alojamento rápido e fiável
As lojas do Shopify carregam rapidamente porque estão alojadas no Google Cloud, que é uma das redes de distribuição de conteúdos disponíveis que funcionam bem em termos de alojamento de websites.
WooCommerce: Desempenho flexível e personalizável
No caso do WooCommerce, é possível melhorar o desempenho de muitas formas diferentes- sem uma configuração adequada, as lojas não são normalmente muito eficientes, o que pode ser um problema no caso de lojas com muito tráfego.
Pode escolher o fornecedor de alojamento adequado, um tema mais rápido ou aplicar alterações técnicas à sua loja WooCommerce.
Shopify vs WooCommerce: Facilidade e controlo
O Shopify tem um excelente desempenho num pacote, no caso do WooCommerce, é necessário ter um programador experiente a bordo, no entanto, tem um maior controlo.
Opções de vendas: Qual é a diferença entre os recursos do Shopify e do WooCommerce?
O Shopify tem várias funcionalidades de vendas incorporadas que se traduzem em mais visitantes e mais lucro. Por outro lado, com o WooCommerce, também pode tirar partido de muitas funções interessantes, mas apenas algumas delas fazem parte de um pacote padrão.
Shopify: Mais funcionalidades, mais vendas
O Shopify tem as seguintes funcionalidades de vendas incorporadas disponíveis:
- Produtos: produtos ilimitados, importação de produtos através de CSV, controlo de versões, gestão de inventários, análises individuais de produtos
- Processo de vendas: criação manual de encomendas, integração de redes sociais, recuperação de carrinhos abandonados
- Pagamento: copões de desconto, cartões de oferta (não disponível mo plano básico)
- Expedição: taxas e impostos de expedição ajustáveis, opções de dropshipping da Shopify
- Conteúdo: manuseamento de vários idiomas, estrutura preparada para SEO
- Outros: cópias de segurança diárias, estatísticas e relatórios, blogs, análise automática de fraude
WooCommerce: Menos funcionalidades, mais extensões
No caso do WooCommerce, há menos opções incorporadas. No entanto, oferece, por exemplo, os seguintes equipamentos:
- Taxas de envio e impostos ajustáveis
- Relatórios de vendas
- Produtos ilimitados
- Cupões de desconto
- Ou um módulo de blog
No entanto, a maioria das opções só está disponível através de extensões pagas.
Shopify vs WooCommerce: Compensação entre conveniência e personalização
O Shopify tem mais funcionalidades de vendas incorporadas oferecidas pelo preço do pacote, enquanto o WooCommerce requer mais extensões e configurações para obter resultados semelhantes. Isto significa que o Shopify é mais conveniente e fácil de utilizar para os principiantes ou para aqueles que pretendem uma plataforma de e-commerce sem complicações.
Por outro lado, o WooCommerce é mais personalizável e flexível para utilizadores avançados ou para aqueles que querem ter mais controlo sobre a sua loja online. A escolha entre Shopify e WooCommerce depende das suas necessidades, preferências e orçamentos.
Ferramentas de marketing e vendas multicanais no WooCommerce e no Shopify
O Shopify tem um grande número de funcionalidades de marketing, como a venda multicanal, ferramentas de marketing por correio eletrónico, publicidade direta noutras plataformas, suporte para sites multilingues e muito mais.
Algumas delas estão disponíveis em apps e add-nos na Loja do Shopify. Com o WooCommerce, tem de pagar adicionalmente por muitas funcionalidades de marketing.
Conclusão: O Shopify tem muito mais ferramentas de marketing incorporadas e uma vasta escolha de aplicações.
Integrações, aplicações e suplementos: Que solução oferece o Shopify e o WooCommerce?
Muitas vezes é necessário alargar a funcionalidade da sua loja através da instalação de aplicações e complementos adicionais. Estas são geralmente ferramentas concebidas especialmente para a plataforma de e-commerce que utiliza.
Shopify: Uma loja de aplicações personalizadas para e-commerce
Na App Store do Shopify, estão disponíveis quase 7.5 mil aplicações gratuitas e premium da Shopify, que satisfazem as necessidades dos comerciantes- incluindo marketing, análise, gestão de lojas, merchandising, serviço ao cliente, e muito mais.
WooCommerce: Um vasto repositório de plugins para WordPress
O WooCommerce, sendo um software de código aberto, tem os plugins como parte da sua filosofia principal- são importantes para a personalização da loja.
Existe um grande número de extensões WooCommerce disponíveis no WordPress- quase 60 mil- mas nem todos os plugins WooCommerce são perfeitos ou merecem ser recomendados, por isso, encontrar o mais adequado requer tempo e esforço.
Shopify vs WooCommerce: Escolher entre qualidade e quantidade
O WooCommerce tem uma escolha mais ampla de aplicações e complementos, embora possam ser mais difíceis de escolher, enquanto o Shopify oferece uma seleção de aplicações de alta qualidade que são fáceis de usar. A escolha entre o Shopify e o WooCommerce depende das suas preferências, orçamento e competências técnicas.
WooCommerce vs Shopify: Gateways e sistemas de pagamento
No que respeita às opções de pagamento dentro das duas plataformas, tanto o WooCommerce como o Shopify oferecem-lhe uma escolha de mais de 100 meios de pagamento, quer incorporados quer disponíveis através de extensões, como cartão de crédito e débito, PayPal, Amazon Pay ou Apple Pay.
Pode ainda adicionar sistemas de pagamento locais.
A grande diferença é que o WooCommerce não cobra taxas por transação e o Shopify cobra- até 3%, dependendo do plano escolhido, a menos que utilize o Shopify Payments (limitado a apenas 17 países).
Conclusão: Se tem uma grande loja e não utiliza pagamentos de Shopify, pode poupar muito dinheiro em taxas de transação com o WooCommerce. Noutros casos, não há qualquer diferença.
Otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) em Shopify vs WooCommerce
Com o WooCommerce, tem acesso a vários plugins que melhoram a otimização SEO de uma loja, bem como guias que o ajudarão ao longo do processo.
O Shopify não tem muitas aplicações de SEO, mas não é sempre necessário atualizar o SEO com plugins, uma vez que estes podem tornar um website mais lento. Com o Shopify, é, no entanto, mais fácil adicionar informações básicas de otimização para motores de busca, como descrições ou títulos.
Contudo, ambas as plataformas têm uma estrutura que suporta o SEO.
Conclusão: Ambas tem uma capacidade de SEO forte, mas com o WooCommerce, tem mais possibilidades para personalizar a estratégia SEO. No entanto, o Shopify não o limita nestes termos, uma vez que os seus sites estão preparados para criar uma estrutura SEO eficiente para o e-commerce.
Suporte ao Cliente e manutenção em WooCommerce e Shopify
O Shopify pode gabar-se de ter um excelente apoio ao cliente. Tem acesso a muitos canais, incluindo:
- Apoio telefone 24/7
- Apoio nas redes sociais
- Chat em direto 24/7
- Fórum de comunidade
- Apoio por email
- Centro de ajuda
- Tutoriais em vídeo
- Suporte especializado avançado
No entanto, isso não se aplica a aplicações de terceiros que esteja a utilizar na sua loja.
No caso do WooCommerce, só pode contar com tickets padrão, ajuda da comunidade, documentação e tutoriais.
Conclusão: O Shopify tem muitas opções de apoio ao cliente 24/7, que irão satisfazer todas as duas necessidades.
Preços da loja online: O WooCommerce é mais caro do que o Shopify?
Para ter uma visão mais aprofundada sobre essa questão, não devemos considerar apenas o preço de uma plataforma simples, mas também as extensões e os custos adicionais.
Shopify: Um modelo de preços simples e transparente
Os preços do Shopify são muito simples, com planos que variam de 24€/mês por um Shopify básico e 289€/ mês por um plano Shopify avançado.
Existe também uma solução premium Shopify Plus, a partir de 2.000 dólares por mês. Não se esquecendo das aplicações e suplementos, cujo preço pode variar.
WooCommerce: Um modelo de preços gratuito, mas complexo
Ao contrário do Shopify, o WooCommerce é uma solução simples e gratuito, mas tem de ser pago:
- O alojamento
- Segurança
- Domínio
- E extensões
Shopify vs WooCommerce: Qual solução é mais económica?
O WooCommerce é essencialmente uma solução mais económica, mas os custos adicionais podem variar e, por vezes, surgir inesperadamente. Os preços do Shopify são claros e incluem tudo.
Shopify vs WooCommerce: Segurança
Tal com já foi referido, o Shopify é uma solução alojada, sendo que todas as preocupações relacionadas com a segurança estão a ser tratadas pelos seus fornecedores. Isso inclui o certificado SSL, responsável pela credibilidade do site, e a conformidade com o PCI-DSS, que é a prova de que o seu site está pronto para aceitar pagamentos.
Note que também pode alojar a sua loja fora do Shopify.
No caso do WooCommerce, tem de tratar de todas essas questões sozinho (ou com a ajuda da sua software house ou equipa de desenvolvimento).
Conclusão: O Shopify oferece-lhe todas as medidas de segurança de que precisa e é mais conveniente a este respeito.
O Shopify é mais popular do que o WooCommerce?
Uma das perguntas mais comuns feitas quando se compara o Shopify e o WooCommerce é qual delas é mais popular. A popularidade pode ser medida de diferentes formas, como a quota de mercado, o número de utilizadores, o número de Websites, o número de transferências, etc. Dependendo da fonte e medida a resposta pode variar.
De acordo com o BuiltWith, um website que rastreia o uso de várias tecnologias da web, o WooCommerce tem uma participação de mercado maior que o Shopify entre os 1 milhão de sites principais, em janeiro de 2024.
O WooCommerce alimenta 28.18% dos sites de e-commerce nesta categoria, enquanto o Shopify alimenta 21.29%. No entanto, o Shopify tem uma ligeira vantagem sobre o WooCommerce entre os 10 mil principais sites, com 23.76% contra 23,04%.
O resumo: Qual a melhor plataforma para e-commerce?
Vamos resumir os principais prós e contras do Shopify e WooCommerce.
O Shopify oferece muitos temas criados e milhares de aplicações do Shopify que permitem personalizar a sua loja. Por ser uma plataforma de e-commerce hospedada, ela cuida de questões básicas como segurança, domínio, hospedagem na web e suporte ao cliente.
A sua loja é mais fácil de configurar e o preço é claro desde o início, pelo que sabe exatamente quanto paga por mês.
Por outro lado, não tem controlo total da sua loja e mudanças de preços, e as suas possibilidades de personalização não são ilimitadas.
Deve escolher o Shopify se valoriza o conforto e segurança, e pretende uma solução de balcão único.
Esteja atento que também pode usar o Shopify na headless approach, alargando a sua funcionalidade, permitindo ganhar mais liberdade criativa.
O WooCommerce, por outro lado, oferece controlo e personalização quase ilimitada, mas vai precisar de ter alguns conhecimentos técnicos para o dominar.
Embora não tenha grande apoio ao cliente, tem acesso a uma enorme comunidade online. Os temas plugin são numerosos, mas é preciso fazer um grande esforço para encontrar e escolher o melhor.
A melhor parte em relação ao WooCommerce é que não tem uma taxa mensal base, embora tenha de suportar outros custos.
Esta solução é melhor para grandes lojas com necessidades de personalização alargadas e, de preferência, com um programador interno. Pode escolher o WooCommerce se tiver estas duas condições reunidas.
Está a pensar criar a sua própria loja online? Veio ao sítio certo! Somos especialistas em criação de sites e lojas online em Wordpress (Woocommerce) e Shopify!