10 Formas inteligentes de melhorar a estratégia Mobile do seu Negócio.

Estamos a viver numa geração de ouro para a tecnologia empresarial. As soluções de e-commerce estão a tornar o processo de atingir os clientes de todo mundo muito mais simples.

Para manterem se competitivos, os donos de negócios têm que acompanhar as tendências, mas de acordo com investigadores um vasto número de empresas estão ainda muito céticos em relação as novas tendências do mercado, preferem confiar nos métodos de marketing mais tradicionais e acham a adesão ao mundo digital e mobile, assustadora.

Acredite ou não, seguir estes passos para atingir novos consumidores através do digital e mobile é completamente indolor. Melhor ainda, não precisa de ser um génio das tecnologias para conseguir implementar estas ferramentas. No final das contas, desenvolver uma estratégia eficaz de marketing mobile remete muito ao senso comum – mas para poder ter um ponto por onde começar, aqui está uma lista de dicas rápidas que irão permitir tornar a sua empresa numa empresa do século 21.

 Estratégias Mobile para o seu Negócio

1. Torne o seu website  mobile-friendly

Nos dias de hoje, os utilizadores passam mais tempo a navegar a web por telemóvel e tablets do que nos computadores. O que significa que tem que assegurar que o seu website traduz bem para todas as plataformas, caso contrário convém perder tempo a descobrir a razão de não funcionar.

Por vezes, o facto de incorporar vídeos, imagens demasiado grandes ou então um número incomum de menus é o suficiente para fazer com que o seu homepage vá abaixo.

Quando estiver em dúvida, se não estiver a funcionar em versão mobile, esqueça pois não vale a pena gastar tempo e esforço a tentar divulgar a sua empresa se as pessoas não conseguem retirar o máximo do seu website.

2. Use design responsivo

Assegurar que o seu website usa um design responsivo é outro aspeto essencial de marketing mobile. Por outras palavras, é quando um website adapta automaticamente o seu layout e conteúdo de acordo com o tamanho do ecrã do dispositivo na qual esta a consultar.

Felizmente não necessita de ser um expert em tecnologias para conseguir criar um website responsivo. Se o website da sua empresa estiver alojado no WordPress ou no Squarespace, então deve ter um conjunto de templates gratuitos ao seu dispor que foram codificadas para serem 100% responsivos e mobile-friendly.

3. Experimente enviar algumas mensagens

Marketing via SMS tem aumentado em popularidade nos últimos tempos e sem dúvida vale a pena experimentar, desde que consiga manter uma lista atual dos contactos dos clientes não irá precisar de contratar uma agência de marketing dispendiosa para atingir os clientes via SMS. Seja inteligente!

É provável que os seus utilizadores abram as suas mensagens publicitarias, mas precisa de arranjar uma maneira de os levar ao seu website responsivo, por exemplo através de descontos, ofertas limitadas e informação exclusiva.

4. Use as Redes Sociais

As redes sociais são umas das armas mais importantes que possui especialmente se estiver a experimentar diferentes estratégias mobile. Se estiver a enviar SMS ou HTMLs a potenciais clientes, “empurre os” para a sua página de Facebook. Incentive os a deixar um “gosto”, a partilhar imagens ou publicações ou então a intervir em conversas sobre o seu produto ou serviço.

Ao atrair utilizadores nas redes sociais, está a entrar num outro nível da marca.

5. Optimize os seu emails

Acredite ou não, as newsletters em termos de potencial continuam eficazes como eram há vinte anos atrás, a única diferença é que atualmente os emails tornam se mobile. Cerca de 65% de todos os emails são abertos num smartphone invés de um computador, dito isto tem que certificar que os seus emails são mobile- friendly.

Significa que tem que ter mais cuidado no uso de imagens ou gráfico demasiado grandes. Seja conciso e não tenha medo de utilizar muitas hiperligações.

6. Use URLs curtos e simples

Tipicamente os utilizadores de dispositivos mobile gostam que uma marca seja curta e objetiva.

Se estiver interessado em enviar clientes para uma página de destino específica ou para um item no seu site, forneça um URL curto que seja fácil de lembrar e visualmente atrativo. Existem inúmeras ferramentas gratuitas que tornam os URLs mais curtos no mercado, o que facilita muito o processo. Pode parecer um detalhe irrelevante, mas acredite que são estas pequenas coisas que podem fazer as maiores diferenças.

7. Use código QR

Os códigos QR estão presentes em todo o lado hoje em dia. De certeza que já os viu em anúncios de revistas, em garrafas de vinho e em quase todos os produtos nas lojas – e são absolutamente brilhantes. Através de uma aplicação de leitura do código no seu telemóvel consegue ser imediatamente transportado para uma página de destino personalizado que informa sobre o produto ou serviço que está prestes a comprar.

A boa noticia é que mesmo as pessoas que não percebem nada de tecnologias conseguem criar um código QR personalizado para o seu negócio com facilidade. Há várias ferramentas gratuitas disponíveis no mercado e não poderiam ser mais simples de usar.

8. Utilize o Google Adwords

Se já pensou em investir um pouco mais na presença digital da sua empresa, provavelmente já se deparou com o Google AdWords. É uma ferramenta brilhante que ajuda a aproveitar as pesquisas de potenciais clientes – mas nem todos conseguem aproveitar as suas capacidades de otimização em dispositivos móveis.

Atualmente consegue segmentar as pesquisas em dispositivos móveis e gerir anúncios para esses mesmos dispositivos separadamente. Ao fazê-lo, consegue aprender a acompanhar e medir todo o tráfego móvel que seu website recebe, o que também irá ajudá-lo a decifrar se os seus outros métodos de marketing mobile estão a dar lucro

9. Compre anúncios para mobile

Ao contrário dos anúncios impressos, os anúncios para mobile são extremamente dinâmicas que fornecem retornos à sua empresa sem precedentes. Como consegue segmentar o seu público-alvo com base em dados demográficos ou na sua área geográfica, os anúncios para mobile são capazes de atingir indivíduos que têm muito mais probabilidade de serem atraídos pelas suas mensagens de marketing.

Existem algumas redes de publicidade mobile que oferecem uma gama acessível de taxas de PPC (pay-per-click)

10. Crie conteúdo que seja mobile-friendly

É muito bom atrair utilizadores para o seu website responsivo usando mensagens SMS bem elaboradas ou anúncios mobile- mas se o conteúdo do seu website não agradar as pessoas, todo o seu trabalho árduo terá sido em vão.

Os utilizadores de dispositivos mobile, normalmente verificam as  suas páginas em telas pequenas. E provavelmente estarão cercados por distrações, também. Com isso em mente, todo o seu conteúdo web tem que ser curto e rápido. Não perca tempo com descrições coloridas ou tons passivos de voz. Só tem uma oportunidade de chamar a atenção das pessoas – faça com que essa oportunidade valha a pena.

No final do dia, estas são apenas algumas dicas básicas. Uma vez que estabeleceu as bases para uma estratégia eficaz de marketing mobile, pode começar a experimentar as diferentes técnicas e experimentar uma série de tendências emergentes.

Lembre-se que o marketing mobile é tudo sobre a consolidação. Textos, e-mails, anúncios e as redes social têm tudo para trabalhar em conjunto, a fim de promover eficazmente o seu pequeno negócio online.

Se pretende melhorar a sua estratégia mobile, contacte a Mixlife.